ABNT solicita a ISO cancelamento da aprovação da OOXML


A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, acaba de solicitar à ISO o cancelamento de todo o processo de elaboração da ISO/IEC DIS 29500 e seu retorno como um novo item de trabalho (NWIP) seguindo o processo normal de elaboração (sem Fast-Track) no âmbito do ISO/IEC/JTC1/SC34. Isso significa que o órgão brasileiro está solicitando o cancelamento da aprovação do formato de documentos digitais OOXML da Microsoft como padrão ISO/IEC.

Essa é considerada uma medida histórica. Após a aprovação da OOXML pela ISO, quatro países entraram com um pedido formal de apelação contra a aprovação da OOXML como padrão oficial — são eles, África do Sul, Brasil, Índia e Venezuela. A apelação formal já ocasionou prejuízos consideráveis para a Microsoft, pois ocasionou o congelamento de todo o processo de homologação do novo padrão, impedindo sua conclusão. A ABNT, como entidade máxima na regulação e aplicação de padrões para todo o Brasil, decidiu que esse congelamento é insuficiente e solicitou, antes de qualquer outra entidade, o cancelamento de todo o processo de aprovação do formato OOXML.

A entrada da ABNT nessa briga pode virar definitivamente a balança em favor de todas as pessoas, instituições e entidades que foram contra esse processo de homologação. Muitos, inclusive, foram os questionamentos feitos à ISO durante todo o processo de avaliação da OOXML, apontando vários pontos considerados insatisfatórios e que, mesmo assim, permaneceram sumariamente ignorados pelo órgão internacional. Segundo o regulamento, apenas um único ponto negativo não solucionado é preciso para tornar inelegível um padrão. Se o pedido da ANBT for deferido, teremos então o retorno do padrão OOXML ao status de reavaliação perante a ISO. Com isso, todos os envolvidos devem esperar uma avaliação mais criteriosa e imparcial por parte da ISO na reconsideração do OOXML.

Referência

http://www.linux-magazine.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: