O Kernel Linux não come poeira!


A AMD liberou a versão 8.6 do driver proprietário Catalyst para as placas gráficas Radeon GPU, também conhecida como fglrx. Essa versão corrige muitos bugs e oferece uma rotina de instalação melhorada. Adicionalmente, o driver dá suporte à nova geração de chips gráficos Radeon. Entretanto, a nova versão ainda não suporta as versões de pré-lançamento do Servidor X 1.5, o qual é fornecido junto com o Fedora e faz parte do X.org 7.4.

Dave Airlie tem publicado patches de Gerenciamento de Renderização Direta (DRM – Direct Rendering Manager) para a versão de pré-lançamento do kernel Linux 2.6.26 que case o micro-código para essa liberação pela AMD e forneça suporte 3D para as GPUs R500 no DRM do kernel. Para alcançar a aceleração 3D com as séries X1000 da Radeon, novas versões para os drivers X.org ati e radeonhd e um novo Mesa se faz necessário.

Linus Torvalds integrou os patches do Airle na árvore principal de desenvolvimento do kernel 2.6.26, no qual, além de ocorrer grande submissão de patches, seu ciclo de desenvolvimento já é bastante avançado. A Nvidia liberou, para as arquiteturas Linux x86-32 e x86-64, novas versões de seus drivers proprietários, que também possuem correções para o X Server 1.5 e ainda suportam a última geração de GPUs, recentemente introduzida no mercado. O código na árvore principal de desenvolvimento do driver nv do X.org para placas Nvidia começou a dar suporte para essa nova geração de GPU recentemente, além de também conseguir cooperar com muitos chips móveis GeForce da série 9.

Os desenvolvedores da Intel estão liberando a versão 2.3.2 de seus drivers de código aberto para o X.org, que inclui muitas correções de bugs. Os programadores já estão trabalhando na geração 2.4 desses drivers para integrar o suporte a HDMI e ao DisplayPort. A nova geração de drivers dará suporte a chipsets G45 e utilizará o recente gerenciador de memória GEM.

Desde o último log do kernel Linux, os mantenedores das séries estáveis do Linux (LSS – Linux Stable Series) lançaram as versões 2.6.25.7 e 2.6.25.8 do kernel. Ambas as versões corrigem vários bugs no kernel e melhoraram o suporte ao hardware em alguns drivers, porém os desenvolvedores do kernel não efetuaram correções explícitas relacionadas à segurança. Com a versão 2.6.25.9, as novas versões da série 2.6.25 já estão agendadas para lançamento hoje ou amanhã.

Resumindo: o desenvolvimento do kernel ganhou tamanha maturidade que nunca é deixado para trás. E essa é uma análise unilateral, voltada apenas a apectos do suporte, desenvolvimento e implementação de drivers e patches relacionados ao suporte de placas gráficas no Linux.

Saiba mais em: Kernel log: New graphics drivers and stable kernels; details about Linux-staging.

Referência – Linux Magazine

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: