Lançado o ALSA 1.0.17


Após três release candidates e centenas de linhas de código alteradas, os desenvolvedores do projeto ALSA finalmente lançaram a versão 1.0.17, que inclui grandes mudanças e vários drivers de som novos ou melhorados.

A mudança mais importante no desenvolvimento da Advanced Linux Sound Architecture foi a adoção do Git para o controle de versões, em substituição ao Mercurial.

Muitas outras alterações ocorreram no núcleo do subsistema, o Alsa Core. Foi melhorado também o suporte a sistemas de 64 bits. Os desenvolvedores também resolveram um problema que ocorria na compilação dos drivers de áudio no kernel 2.6.25.

As principais mudanças ocorreram nos drivers de dispositivos. Além das mudanças e da adição de vários drivers para sistemas num único chip (SoC) — incluindo o smartphone livre Openmoko —, agora há suporte a placas de som de alto desempenho baseadas no chip CMI8788 Oxygen. O suporte a chips HDA Intel também foi otimizado, suportando até oito canais. Porém, nem todos os drivers foram migrados para a versão 1.0.17 do subsistema de áudio: os chips X-Fi, da Creative, por exemplo, ainda estão faltando.

Houve ainda mudanças no pacote Alsa-utils, que compreende ferramentas de linha de comando para configuração e verificação do ALSA. Entre outros avanços, o gerador de sinais, o teste dos alto-falantes e a geração do chamado “ruído rosa” foram melhorados. Os utilitários Aplay e Arecord agora são capazes de usar o formato WAV “float”. O Alsa-tools e o Alsa-firmware receberam algumas atualizações e os plugins Jack PCM, Pulse Audio e Maemo SDK tiveram falhas corrigidas.

A nova versão do ALSA pode ser baixada a partir do site oficial, mas os fabricantes de distribuições já devem incluí-la em suas próximas versões.

Saiba Mais – linuxmagazine.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: