GSPCA – Suporte a Webcam no kernel Linux


A introdução do driver GSPCA ao kernel — roadmap do kernel 2.6.27 — capacitará o Linux a suportar as webcams mais populares a disposição no mercado, sem a necessidade de forçar os usuários a compilarem módulos adicionais do kernel. A recente integração do driver UVC com a liberação da versão 2.6.26 do kernel aumentou significantemente o número de webcams suportadas pelo Linux. Os drivers GSPCA agora estendem o suporte para webcams USB, o que inclui boa parte da webcams embarcadas nos notebooks.

Os drivers GSPCA foram desenvolvidos por Michel Xhaard, um doutor francês que tem programado drivers para centenas de webcams USB em um esforço solitário, iniciado em 2003. Xhaard forneceu uma entrevista bastante didática para a revista online britânica Inquirer, em abril do ano passado, revelando fatos sobre seu hobby.

A inclusão desses drivers no kernel oferece aos usuários um enorme número de vantagens, como o fato de os usuários não precisarem mais baixar os drivers dos sites dos autores e compilá-los. Esse procedimento, até então bastante comum, pode ser uma contramão para aqueles que utilizam atualizações automáticas pelas suas distribuições, forçando o usuário a reconstruir o executável manualmente para reinstalar seu suporte. Mesmo sabendo da existência de técnicas para automatizar esses processos (como o KMP no openSUSE), a integração via kernel é um processo muito mais elegante.

Saiba Mais – linuxmagazine.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: