Lançado o Fedora 10


Seis meses após o lançamento do Fedora 9, o projeto livre lança agora a versão 10 da popular distribuição Linux, codinome Cambridge.

O Fedora 10 usa o kernel Linux 2.6.27.5 anunciado no último dia 7. O projeto também está buscando trazer seus softwares a um novo nível, e ele inclui o OpenOffice.org 3.0, Gnome 2.24.1, Eclipse 3.4 e RPM 4.6. O produto promete um melhor gerenciamento de impressoras e alguns interessantes recursos de virtualização. No momento, o KVM está disponível por padrão no Fedora 10, na versão 74-5 (no Fedora 9, o KVM era apenas uma opção). Certamente a aquisição da Qumranet, criadora e desenvolvedora do KVM, pela Red Hat, patrocinadora do Fedora, tem grande influência nisso. No entanto, o uso do KVM não implica a rejeição do “concorrente” Xen: o hypervisor tradicional está presente na versão 3.3.0-1. As ferramentas de virtualização de criação do próprio Fedora, como a libvirt e o virt-manager, também estão incluídas.
Outra importante novidade do Fedora 10 é seu tempo de inicialização, que foi reduzido graças ao novo sistema gráfico de inicialização Plymouth. O Plymouth é compatível com chips gráficos ATI Radeon e Intel, mas deve receber suporte a outros fabricantes e modelos em breve. O NetworkManager agora permite compartilhar uma conexão de rede com pouquíssimos cliques. Os principais recursos do Fedora 10 estão disponíveis na lista oficial.
Com essa versão, os desenvolvedores mantêm um ciclo de lançamentos de seis meses, bem mais curto do que o do Red Hat Enterprise Linux. A próxima versão do projeto, o Fedora 11, deve ser liberada no dia 28 de maio de 2009 e provavelmente servirá de base para o RHEL 6. O Fedora 10 pode ser baixado imediatamente.

Referência – linuxmagazine.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: