Google Mapas indica a passageiros de SP e BH qual ônibus pegar


O Google anunciou nesta quinta-feira (11) o lançamento no Brasil do “Google Transporte Público”, serviço on-line que indica aos internautas da região metropolitana de São Paulo e Belo Horizonte qual a melhor rota, considerando ônibus, metrô e trem.

A ferramenta, a ser disponibilizada no site Google Mapas ainda nesta quinta, mostra o que o usuário deve fazer para se locomover de um ponto a outro usando alternativas de transporte público. O serviço já está disponivel em outras 75 cidades do mundo, todas na  Europa e Estados Unidos — São Paulo e Belo Horizonte são os dois primeiros centros da América Latina a receberem.
“Tratam-se de metrópoles importantes, que tinham parceiros já amadurecidos para concretizar o projeto. A grande missão do Google é facilitar o acesso à informação e temos total interesse em expandir esse serviço para outras regiões do país”, disse Alex Dias, diretor-geral da empresa no Brasil.

Para viabilizar o projeto, o Google fez parcerias com a São Paulo Transportes (SPTrans), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

Tempo e dinheiro

O “Google Transporte Público” — que também estará disponível aos usuários do Google Mapas no celular — dá instruções sobre como percorrer um trajeto e também informa o tempo estimado de viagem. Ele mostra, por exemplo, até que ponto de ônibus o usuário deve andar, qual coletivo pegar e onde descer para chegar ao destino.

Em São Paulo, as informações são referentes a rotas de ônibus, metrô e trem. Em Belo Horizonte, sobre ônibus e metrô. O serviço de transporte público será adicionado à função “como chegar” do Google Mapas, que já ensina rotas a pé e também de carro.

Quando houver mais de uma alternativa de percurso, diz o Google, a ferramenta exibirá as três melhores rotas, levando em consideração o tempo de viagem, número de transferências e custo. Os trajetos fazem combinações entre tipos de transporte, como ônibus e metrô.
O município de São Paulo tem 15 mil ônibus, distribuídos em 1.300 linhas, que atendem diariamente a 9 milhões de usuários, segundo a SPTrans.

Referencia: g1.globo.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: